terça-feira, 10 de abril de 2012

Destino - Paris, France 2 (Coisas que você não deve fazer)

O que nós turistas não devemos fazer em Paris

Continuando a saga  sobre o destino Paris, France encontrei algumas dicas maravilhosas sobre  o que nós (turistas) NÃO devemos fazer na linda Paris.
Pode ser óbvio para você mas com a empolgação do momento nós ficamos descontrolados (acredite em mim) e fazemos coisas estranhas(rs)... O que eu quero dizer é, pela nossa empolgação acabamos gastando mais, comprando mais e as vezes desperdiçando tempo!!! 
Por isso confira abaixo mais algumas coisinhas que podem fazer a diferença na sua viagem!!!
Enjoy!!!!


10- Comprar perfumes
Foi-se o tempo que a gente precisava viajar pra Europa para pode comprar perfumes e cosméticos. 97% do que tem na França, tem no Brasil, e muito mais barato. Não vale a pena gastar dinheiro aqui com isso, guarde para os chocolates, esses sim são bem melhores do que na terrinha! Então quando você anunciar pra familia e amigos sua viagem à França e eles começarem a fazer a listinha de perfumes favoritos, avise logo que na esquina da casa deles tem o mesmo produto e bem mais em conta.



9- Sair falando em português e achar que ninguém entende
Já ouvi tantos brasileiros nas ruas de Paris falando besteira e achando que ninguém entendia que achei que valia a pena colocar essa dica aqui. Primeiro, aqui tem muitissimos brasileiros e eles não vão puxar papo com outros brasileiros só porque ouviram uma lingua familiar. Então aquela pessoa do seu lado do metrô pode estar entendendo toda sua conversa, mas achou melhor não se intrometer só pra dizer "Ei, eu também sou brasileiro!". Segundo, aqui também tem muitos portugueses, africanos e franceses que falam português, por isso por experiência própria, cuidado!!!!

8- Levar lembrancinhas pra todo mundo
Poxa, Paris é uma cidade cara. Cada lembrancinha comprada tem um peso importante não so no bolso do turista, mas na mala também! Além do mais, lembrancinha por lembrancinha, ninguém liga muito mesmo, dai o presente acaba esquecido na estante e você deixou de comer naquele restaurante mais legal. Se for pra levar alguma coisa, que leve algo significante para a pessoa, senão é dinheiro gasto à toa.

7- Pegar metrô sempre
Tá certo que metrô é a forma mais fácil e rápida de se locomover em Paris, mas se você tá turistando, pra que tanta pressa?.  Uma excelente opção que sempre funciona para mim são as caminhada... Poxa fala sério nada melhor que caminhar um pouco para sentir o clima da cidade... Além do que você economiza um pouco e aproveita que aqui você pode andar sem medo de assaltos ou sequestros!!!!
Caso você esteja cansado de andar aproveite para pegar um ônibus qualquer e ir olhando a paisagem. Esse um jeito barato e pratico de fazer turismo. Não recomendo táxis, que são super caros e bem dificeis de encontrar aqui na cidade luz.

6- Pensar em real
Pisou na França? Esqueça seus reais, senão você corre o sério risco de endoidecer.  Não faça as contas pra saber quanto vai custar o almoço no restaurante ou o cafezinho na sua moeda, porque você vai se assustar. Não adianta nada sofrer pensando que seu chopp custa mais de 15 reais. Como diz aquele ditado: ta no inferno? Abraça o capeta! Se você decidiu passar uns dias em Paris, ja sabia que era caro, então separe uma quantia diaria de euros para gastar e pronto, não converta!

5- Perguntar para um francês se ele toma banho
Não é porque você esta de férias, se sentindo livre e feliz num lugar novo, achando que é a mais extrovertida das pessoas, que num momento de descontração você tem o direito de perguntar para um francês se ele toma banho. Primeiro que ele corre o risco de não entender. "Como assim se eu tomo banho? Ué, todo mundo não toma banho?". E se você se der o trabalho de explicar toda a historia, pode até ser que ele ache engraçado, mas la no fundinho provavelmente vai se sentir ofendido. Você não se sentiria?

4- Trazer muita bagagem
Vou contar um segredo. Os franceses, de maneira geral, ligam bem menos para moda do que os brasileiros. Aqui eles misturam cores nada a ver, usam all star em tempo integral e, pasmem, repetem roupas! Então não adianta muito entupir a mala com seus 15 pares de sapatos, se os proprios franceses usam o mesmo todo dia, e o mais confortavel possivel. Calça jeans, duas da pra viagem inteira (independentemente de quantos dias você pretende ficar). No verão umas blusinhas e um casaco; no inverno, um casaco e um casacão. Pronto!

3- Ir a restaurantes caros
Quer dizer, você pode gastar seu dinheiro onde quiser, mas evite os restaurantes turisticos: eles são caros demais para o prazer que proporcionam. Em Paris existem excelentes restaurantes, com preços em conta e com muita fartura. O quartier de Montparnasse é um dos lugares onde se pode encontra-los.  O que não da é pra ir num restaurante super turistico e voltar pra Brasil dizendo que na França se come mal, que a refeição é cara e em porções de passarinho. Basta saber procurar.

2- Tentar falar inglês com todo mundo
Um exemplo clássico no Brasil, o jornaleiro fala inglês? Então por que na França ele falaria? O mesmo vale para o funcionário do metrô, o garçon, o vendedor de crepes, etc. 
Uma dica: os franceses podem ser um pouquinho ma educados as vezes, pois, alguns deles não gostam de falar inglês... mas nada do que um sorriso brasileiro não ajude, né! Por isso, antes de pedir alguma informação sorria, por mais que a pessoa esteja com uma cara horrível para você!!!! No meio de pessoas mal humoradas você vai encontrar muita gente boa, como no Brasil.

1- Fazer passeios que não te interessam
Se você detesta museus (como eu) pra que perder tempo entrando em todos eles so pra dizer que entrou? Se você nunca teve curiosidade em visitar a Disney e não curte brinquedos que te sacodem, pra que gastar 50 euros no ticket da EuroDisney so pra ter uma foto sua abraçando o Mickey? Se sua viagem foi programada para relaxar, dar um tempo da vida corrida, não tem muito sentido em acordar todos os dias às 6h da manhã pra poder conhecer absolutamente TUDO que Paris tem a oferecer. Pense um pouco mais no que você quer fazer, do que o que os outros querem que você faça. Até porque, quando voltar, ninguém vai ter paciência de ver suas fotos mesmo.

Espero que as dicas ter ajudado!
Caso seja necessário, deixe sua pergunta!

(Fonte: http://portedoree.blogspot.de)

3 comentários:

  1. Valeu minha amiga, pois gostei mais de sua dica de "Pensar no real", foi o máximo, pois para bom entendedor você disse tudo e quanto ao restante concluo dizendo que é ótimo se ter um referencial a seguir quando se vai viajar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Charles que bom que você está aproveitando as dicas, fico feliz! Boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/22/2012

    Querida sobrinha
    Muito bem observadas as sugestões, acrescentando que, para o turista, algumas palavras em francês,abrem as portas.
    Muito bom!
    Lídia

    ResponderExcluir