segunda-feira, 18 de junho de 2012

Habilidades manuais lá vamos nós!!!

Introdução ao Scrapbooking - Passo à passo



Iniciando mais um post criativo mas dessa vez busquei uma coisa na qual eu sou péssima... Habilidades manuais!!!!! Gente, essa é uma coisa que sempre que eu posso eu mando alguém fazer, ou pago...rs!
Acho que é um dom, eu vejo minhas amigas prendadas e fico até com uma invejinha branca, rs!
Mas para dizer que eu não me esforçei o suficiente, hoje estou começando uma nova jornada criativa... começe a saga do scrapbook!
Minha inspiração foi meu scrap de chá de cozinha feito pela minha amiga Lili Santana, ele ficou lindo e depois disso começei a pensar em fazer algo do tipo. Então vamos lá, achei umas dicas maravilhosas que vão ajudar eu, e você!!!!

Esse post não para por aqui... Toda semana vou postar algo sobre scrap para nós!!!

Bom divertimento!!!!

Existem algumas etapas básicas envolvidas na arte de se criar um álbum de scrapbook. Essas etapas são:

Protegendo seu álbum e fotos

     
  1. Antes de começar

  2.  
  3. Selecionando suas fotos e escolhendo um tema

  4.  
  5. Selecionando os materiais para complementar seus retratos

  6.  
  7. Organizando suas fotos na página

  8.  
  9. Recortando suas fotos

  10.  
  11. Posicionando e colando fotos e outras recordações em sua página

  12.  
  13. Documentando sua página com as 5 questões básicas

  14.  
  15. Admire o resultado final!

  16.  

1. Protegendo seu álbum e fotos

Você decidiu começar a pratica do scrapbooking por várias razões, mas principalmente porque você quer preservar suas memórias para que as gerações futuras possam aprecia-las. A primeira coisa que devemos pensar é em como proteger e armazenar as fotos para que estas permaneçam em excelente condições no futuro. Os principais inimigos das fotos são:
  • Luz solar

  •  
  • Álbum de fotos magnético, ou com íma

  •  
  • Arranhão

  •  
  • Água, umidade

  •  
  • Materiais com elevado nível de acidez

  •  
  • Mãos sujas e oleosas

  •  
  • Mudança constante de temperaturas

  •  

Existem algumas coisas simples que podemos fazer para proteger as fotos:

Em primeiro lugar, devemos nos assegurar de que os materiais de scrapbooking são livres de acidez e lignina (acid-free and lignin-free). Produtos próprios para scrapbooking apresentam o aviso: acid-free e lignin-free. Procure usar apenas papéis com essas características. A acidez no papel é um resultado do uso do material bruto no processo de fabricação. Após um certo tempo, a acidez fará com que o papel fique amarelado e perca as cores. A deterioração do papel é um processo contínuo em conseqüência da acidez, do desgaste, do uso e do envelhecimento, e depende das condições do papel e de armazenamento. O termo "acid-free" significa estritamente que o artigo tem um pH de 7.0 (ponto neutro) ou mais alto. Papel, tinta, cola, e fitas adesivas usadas para fotografias também devem ser sempre acid-free. A acidez pode migrar, o que significa que um artigo ácido pode contaminar um papel ou uma fotografia previamente livre de acidez, fazendo com que se tornem ácidos e envelhecidos prematuramente.

A lignina é outro produto do processo de fabricação do papel que não é desejável. A lignina é uma fibra que ocorre naturalmente na madeira; você nunca vai encontrá-la nos plásticos. Se continuar no papel após ser processado, esta fibra gera acidez com o tempo. Assim, um papel pode ser "acid-free" de fábrica, mas se não tiver a lignina removida, pode rapidamente se tornar ácido. De acordo com departamentos técnicos de diversas fábricas de papel, a única maneira de garantir que um papel é 100% livre de lignina é usando apenas fibras 100% algodão. Entretanto, um processo altamente refinando sobre o papel pode remover essas fibras da madeira. Se um papel tiver 2% ou menos de lignina, pode ser considerado como "lignin-free".

Se gostar, escreva na parte traseira de suas fotografias a data, o local em que a foto foi tirada e as pessoas que estavam nas fotos. Esses dados são importantes para as gerações futuras, as que irão herdar suas fotos. Use somente canetas seguras para escrever em seus retratos. Não use lápis e nem canetas do tipo esferográfica.

Finalmente, se você tiver negativos de filmes fotográficos, dê uma atenção especial a eles, que são até mais importantes do que as fotografias. Se possível, armazene seus negativos em caixas separados de seus retratos.



2. Antes de começar 




    Começar o seu primeiro álbum de scrapbook é a etapa mais difícil, mas não se deixe desanimar. Uma boa maneira de começar é pelas suas últimas fotos, pois a memória ainda está bem fresca sobre os eventos retratados. A medida em que você for criando mais intimidade com scrapbooking, você vai poder trabalhar na preservação de fotos e memórias mais antigas.

Uma vez que você tem idéia do tipo de álbum que gostaria de criar, pense sobre temas para as páginas. Alguns exemplos de temas para páginas são:
  • Festas (Natal, Páscoa, Batizado, Rosh Hoshana, Aniversários, Final de ano, Formatura, Casamento...etc)

  •  
  • Família (filhos, pais, avós, irmãos)

  •  
  • Filhos (primeiro banho, primeira mamada, primeiro dia na escola, amiguinhos, brinquedos favoritos...)

  •  
  • Viagens, férias

  •  
  • Uma semana da minha vida

  •  
  • Minha comida favorita

  •  
  • O que gosto e o que detesto

  •  

Você não tem necessariamente que trabalhar na ordem cronológica, mas esta é a melhor forma de planejar como suas páginas ficarão em seu álbum. Dessa maneira, você poderá pular para frente ou para trás conforme for tendo ideias para as páginas.

Mantenha uma pasta com o material de referência do scrapbook. Você pode incluir exemplos de páginas, poemas ou letras de músicas, exemplos de textos, e de uma lista de ideias para páginas. Quando você precisar de inspiração para uma página nova, consulte a sua pasta.



3. Selecionando suas fotos e escolhendo um tema.

Comece selecionando todas as fotos relacionadas com um tema em particular. Escolha as mais importantes para o tema, e adicione as outras fotos que ajudam a compor a sua página. Lembre-se de que não é porque voce tem 10 fotos de um evento que voce precisa usar todas elas. Escolha somente as melhores. Se você quiser usar mais fotos do que cabem em uma página, você sempre pode criar uma disposição múltipla de páginas. A quantidade de fotos dependera do tamanho do seu álbum e da quantidade de enfeites que voce irá colocar na página.

Use todas as recordações que você tiver que ajudem a realçar as fotos, como ingressos (de eventos esportivos e musicais), convites (de casamento ou eventos importantes), selos e moedas (dos locais por onde viajou), panfletos, mapas, etc. Lembre-se que essas recordações não são "acid-free" e que podem causar danos às fotografias. Evite colocar essas recordações em contato direto com fotografias. Se for usar notícias do jornal, faça uma fotocopia dos artigos em papel "acid-free" e use essas cópias em seu álbum.



4. Selecionando os materiais para complementar seus retratos. 




    Olhe para suas fotos e pense no que você poderia usar na página para realçar e mostrar suas memórias. Tente escolher materiais que complementam seus retratos... enfeites são usados para destacar suas fotos, e não para desviar a atenção. Ao escolher as cores para suas páginas, tente escolher as que estão nas fotografias. As cores que você usar chamarão a atenção na presença dessas cores nas fotos.



5. Organizando suas fotos na página.

Coloque as fotos e as recordações em suas página e tente diferentes posições até que você tenha uma idéia de como você quer a sua página. Isto te ajudará a decidir no tamanho e na forma de recortar suas fotos. Não se esqueça de deixar um espaço para o título da página e para suas anotações.

Se você estiver criando uma página com fotos de pessoas, procure colocar todas as pessoas "olhando" (com o rosto virado) para o centro da página (ou para o centro do livro, se estiver compondo duas paginas com o mesmo tema). Com o rosto de pessoas olhando para fora da página, desviará a atenção da pessoa para fora do album. Para fotos de perto de uma ou duas pessoas, mais fotos podem ser usadas sem carregar muito a página. Se estiver usando fotos com muitas pessoas, mantenha seus enfeites simples e use menos fotos para evitar páginas muito carregadas.



6. Recortando suas fotos

Essa etapa pode ser a mais assustadora para os principiantes. A idéia de cortar fotos tão preciosas podem aterrorizar e dar medo de arruiná-las. Para ajudar a passar por esse medo, comece praticando com as piores fotos, ou então faça cópia extra das fotos que você pretende usar nos álbuns.

Quando você estiver pronto para cortar, lembre-se que objetivo é remover apenas o desnecessário, os elementos que distraem, e focalizar a atenção da pessoa no assunto. Embora você queira remover o excesso, não corte as coisas que podem parecer irrelevantes hoje, mas que possam ser interessantes no futuro. O recorte de fotos também permite que mais fotos sejam utilizadas em uma página, e a variedade dos tamanhos e das formas tornará o seu álbum mais interessante. Evite cortar as fotos em formatos não habituais como peixe, banheira, coração. Os formatos quadrados, retangulares e redondos são os mais indicados"



7. Posicionando e colando fotos e outras recordações em sua página 




    Coloque suas fotos e recordações em sua página e certifique-se de que couberam da maneira que você planejou. Você pode ter que fazer alguns ajustes neste momento. Uma vez que você estiver contente com o posicionamento, é hora de montar suas fotos e recordações. Tente manter ao máximo o posicionamento de forma intacta, e monte um item de cada vez.

Ao escolher um método para montar fotos em seu album, assegure-se de usar apenas itens que sejam "acid-free". Muitos adesivos comuns contêm o enxôfre, que se transforma em ácido sulfúrico. É muito corrosivo e pode tornar-se pegajoso.

Para os retratos ou recordações que você pode querer remover no futuro, use canto de fotos de poliester ou poli-propileno. Esse método também é indicado quando se estiver usando fotos preciosas de seus antecedentes.

Para afixa-lá permanentemente, use uma fita adesiva fotográfica "acid-free" dupla face. Use uma quantidade muito pequena, e tente usá-la somente nas bordas. Nunca cole sobre a parte dianteira de uma fotografia e não use fita crepe, fita de celofane (scotch), cola branca comum (use apenas cola própria para scrapbooking), clipes de papel ou grampos (podem enferrujar, riscar ou danificar a foto).



8. Documentando sua página com as 5 questões básicas.

Documentar sua página é a etapa mais importante, e quanto antes você fizer, melhor será (não deixe para uma última etapa). Tente sempre manter em mente "quem?", "o quê?", "onde?", "quando?" e "por quê?" de suas fotos. Isto tornará o álbum muito mais interessante e valioso com o passar do tempo. Você pode usar um estilo muito simples para enumerar as histórias e ajudar a manter suas memórias vivas. Se você estiver sem palavras, ou se já tiver esquecido os detalhes, documente pelo menos a data, a ocasião e quem estava nos retratos. Embora você possa fazer o texto com seu computador (usando somente papel e tinta "acid-free"), seus albums serão muito mais personalizados se você escrever com suas próprias mãos. Você pode até não gostar disso, mas pense o quão precioso será para as gerações futuras ter algo realmente escrito por você mesmo.



9. Admire o resultado final! 




    Esta é certamente a etapa mais fácil! Admire por algum tempo as belas páginas que voce criou. E não seja tímido de deixar seu album exposto para que a família e os amigos possam também apreciar. Afinal de contas, para quê você tirou aquelas fotos mesmo, hein?!

(Fonte: http://www.scrapbookbrasil.com)


3 comentários:

  1. Posta foto do feito por vc ;)

    ResponderExcluir
  2. Luciana6/18/2012

    Aaah eu nunca acerto colocar meu nome! Sou eu Dani, a Lu!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkk, pode deixar Lú, estou montando o meu!!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir