quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Voltei... e agora para ficar! Falando sobre tudo...

Voltei... e agora para ficar!


Gente, fazia tempo...e que tempo hein!
Meu último post foi em Maio de 2013! Nossa uma eternidade, mas no fim passou tão rápido e tanta coisa mudou..

Então eu vou atualizar vocês...
1 - Voltei para o Brasil (triste não?!)
2 - Decidir assumir os riscos e cair de cabeça na minha profissão (yes!!!!)
3 - Abri um negócio e agora estou chique... empresária, baby!
4 - Descobri que tinha endometriose grave...
5 - Venci a endometriose após uma cirugia chata e demorada.
6 - Engravidei... entrei para o clube das mamães (feliz por demais)
7 - Voltei para a Alemanha, agora com a baby, mas não para ficar =(

É minha gente, tá vendo com o tempo muda tudo!

Vou explicar tudo para vocês...

Sobre a Alemanha, digo a todos, sou alemã de coração... gente de verdade eu amo aquele lugar, tenho a sensação que lá é minha casa. Apesar do frio, dos perrengues que passamos, do não domínio da língua, sei lá, algo acontece e eu sinto que estou em casa... Você pode me achar estranha, mas é verdade hoje se pudesse optaria por viver uma vida mais tranquila, sem grandes luxos... mas curtir a qualidade de vida.
Voltamos também porque meu marido precisou voltar...
E foi bom, nesse meio tempo comecei a ter umas dores estranhas, fiz alguns exames, passei por alguns médicos e nada!
E quando digo NADA É NADA MESMO! Não descobriam nada, me reviraram de ponta cabeça e NADA... Mas ai um santo médico, me encontrou e a partir daí minha vida mudou... poético, né! Mas é verdade... começei a me tratar com um médico especialista em casos trash ginecológicos e deu certo. Descobri minha endometriose, operei, tratei e engravidei! Tá vendo... dá certo!

E por isso, nesse post eu queria falar sobre a endometriose... afinal quando descobri a galera me olhava com uma cara de dó, tipo "coitada, não vai poder ter filho" e de fato tanto consegui rapidamente, como ela está com quase 1 ano!

Então vamos lá, vamos descobrir mais sobre essa doença CHATA!

Para isso vou pedir ajuda e buscar informações no Ministério da Saúde.

Saúde da Mulher | Endometriose 

O que é de fato?

A endometriose é uma doença crônica provocada pela migração do tecido que reveste a cavidade uterina, o endométrio, para outras partes do corpo, principalmente para o abdome, além de ovário, ligamentos uterinos, bexiga e intestino.

Os sintomas

Os sintomas da doença podem surgir na adolescência. É o diagnóstico mais comum de dor pélvica e cólica menstrual nesta faixa etária. Queixas de cólicas menstruais progressivas e/ou incapacitantes, dor profunda na relação sexual e dor pélvica fora do período menstrual são indicativas de endometriose. Outras queixas como diarreia e/ou constipação intestinal e/ou modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação. E dor ou sangramento ao evacuar ou urinar na menstruação.
Vale ressaltar que a endometriose é uma das principais causas de infertilidade na mulher. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma. Este cisto pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. O diagnóstico e tratamento precoce são importantes para prevenir a infertilidade.

Tratamento

Na maioria dos casos, o diagnóstico clínico-ginecológico da endometriose é suficiente, permite iniciar o tratamento e manter o acompanhamento da mulher a fim de avaliar a resposta terapêutica. A endometriose pode regredir espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações.
Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação. Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, e não obtém melhora com o tratamento medicamentoso, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento. Os exames laboratoriais e de imagem podem contribuir. A vídeo-laparoscopia é indicada apenas nos casos que não melhoram com o tratamento instituído.

E agora... quero engravidar e tenho endometriose 

O primeiro passo é tratar a doença. Em casos de endometriose leve ou moderada, o tratamento pode ser clínico, com medicamento via oral, injeção ou a colocação de um dispositivo intra-uterino. Porém, quando a doença já está mais avançada, a videolaparoscopia (procedimento cirúrgico) é mais indicada. Se a doença já estiver sob controle, o médico vai avaliar a situação das trompas da mulher e, dependendo do comprometimento da região, a gravidez só será possível por meio de procedimentos de fertilização in vitro

Mesmo depois da cirurgia, não há garantias de que a mulher conseguirá engravidar? 

As chances de fecundação vão depender de uma combinação de fatores, como a gravidade da endometriose, o comprometimento das trompas e da idade da mulher. Se ela passou dos 35 anos, a probabilidade de engravidar diminui bastante e quase sempre é necessário FIV. Para as mais jovens, o índice de sucesso, inclusive de modo espontâneo, chega a 65%. Vale dizer que o Brasil é referência internacional no tratamento e qualidade de vida de pacientes com endometriose.

Mulheres que tiveram endometriose tem gravidez de risco? Pode existir alguma complicação para o bebê?

Independentemente do motivo, mulheres que tiveram dificuldade para engravidar são acompanhadas mais de perto pelos médicos. Porém, não existem evidências científicas que relacionam endometriose com complicações para a mãe e bebê.

(Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2013/05/quem-tem-endometriose-pode-engravidar.html)

Mesmo lendo tudo isso, entendendo melhor, se você tem ou suspeita ter endometriose como eu, nunca será fácil. Confesso que sair do consultório sabendo que eu tinha uma doença que poderia me impossibilitar de ter filhos acabou comigo! Fiquei com uma sensação de "eu não sirvo para nada", além do medo.

Mas pra tudo isso existe um jeito, busque o melhor profissional que você conhece, não se contente que qualquer um...lembre que sua saúde é preciosa, seu bem maior. Leia sobre o assunto, converse com pessoas que já passaram por isso e entenda que como eu, você também pode ter um final feliz.

Depois de 1 cirurgia de 4h30 + 3 aplicações de injeções + muitos exames = gravidez = Isabelle

Por isso, não desanime...

Espero que você tenha gostado, e lembre de deixar seu comentário!

Até mais pleople!

0 comentários:

Postar um comentário