terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Baby Blues - A tal tristeza depois do parto.

Olá gente, estou de volta conforme prometido e dessa vez meu post vai ser destinado as novas, futuras e já mamães. Como psicóloga que sou, eu não poderia deixar de falar de como me senti depois que a Isa nasceu. De verdade foi um mix de alegria e confusão...
Eu estava transbordando de felicidade mas, ao mesmo tempo me pegava chorando as vezes. Em alguns momentos me percebi chorando quando meu marido saia de casa e o pior é que me culpava por estar chorando... uma bagunça emocional só!
Tive medo de estar começando um processo de depressão pós-parto, mas ai me lembrei de algumas amigas que já tinham ganho bebê e recorri a elas. Afinal bate papo de amigas nunca é demais.
Conversando com elas percebi que algumas sofreram também desse problema e a partir daí resolvi pesquisar na psicologia pra ver o que acontecia. Foi então que descobri o tal BABY BLUES ou chamada de tristeza pós parto.
Por isso, meu post se destina a ele, quero contar pra vocês o que é, quais são os sintomas, como ocorre e quando e como vai embora. Pra mim esse tema é um dos mais importantes afinal logo que ganhamos bebê são tanta emoções e sentimentos envolvidos que podemos nos perder, por isso, lá vai... 

Baby Blues 

Dá para imaginar um momento mais feliz para uma mãe do que a chegada de seu tão esperado bebê ao mundo, depois de longos nove meses de gestação? Quando imaginamos a cena, vemos a mulher sorrindo, com seu filho saudável, em meio a roupas coloridas, bichos de pelúcia e aquele cheirinho de bebê. Mas nem sempre é exatamente assim. Algumas mães, mesmo nesse contexto positivo, vivenciam tristeza e melancolia. Na maior parte dos casos, trata-se do chamado baby blues.

Como diferenciar um do outro? Enquanto o baby blues é passageiro, causado apenas pelas alterações hormonais bruscas que a mulher sofre no pós-parto e não precisa de nenhum tratamento, a depressão tem antecedentes - ou seja, não é ocasionada pela gravidez ou pelo nascimento da criança - e precisa de acompanhamento médico, inclusive com tratamento químico.


Como identificar o Baby Blues?
Os sintomas podem ser diversos, mas se parecem em muitos dos casos. As mulheres que passam pelo baby blues relatam mudanças constantes de humor, irritabilidade, sono constante e ao mesmo tempo dificuldade pra dormir. Também fazem parte dos sintomas mais comuns a ansiedade, vontade de chorar por qualquer coisa, alterações no apetite e a sensação constante de que não darão conta do recado.

Principais sintomas do Baby Blues:
– Insônia;
– Cansaço;
– Ansiedade;
– Impaciência;
– Irritabilidade;
– Dificuldade em se concentrar;
– Mudança de humor de forma repentina;
– Tristeza por motivos considerados  “bobos”;
– Choro constante ou sem motivo aparente;
– Alteração no apetite (para mais ou para menos);
– Se preocupar de forma excessiva quanto ao papel de mãe e até mesmo achar que a maternidade nunca será prazerosa.

Baby Blues x Depressão pós-parto:
Muitos ainda confunde o Baby Blues com a depressão. O Baby Blues é uma forma mais branda e menos grave de uma depressão pós-parto. Geralmente a mãe se sente confusa e luta contra a tristeza, já que vivenciou em tão pouco tempo uma das maiores alegrias de sua vida, muitas mamães acabam não falando e recolhendo as emoções apenas para si. Mas vale lembrar que a melhor forma de passar por esse problema é falando o que você está sentindo e os desafios que você está sentindo para não sofrer com o baby Blues.
Vale salientar que entre 60 a 80% das mamães acabam sentindo em seu pós-parto algum tipo de sentimento negativo ou variação do humor logo após o nascimento do bebê.

Causa do baby Blues:
– Distúrbios do sono;
– Dificuldade em se adaptar a nova rotina;
– Mudanças hormonais que ocorrem com o fim da gestação, que podem fazer com que ocorra alterações químicas no cérebro resultando em depressão.

Duração do baby blues:
Pode durar alguns minutos ou até horas em seu dia. Mas tende a desaparecer 15 dias após o parto.

Como tratar o baby Blues:
– Conversar com alguém que você confia sobre o problema, pode ser até mesmo um psicólogo;
– Ter um diário, onde você possa desabafar sobre os seus sentimentos e pensamentos;
– Caso você esteja sozinha para cuidar do bebê e das tarefas da casa, chame alguém para ajudar e se conecte com seu bebê, sem ter que fazer malabarismo para cuidar de tudo;
– Não espere ser uma mãe perfeita, não se cobre, principalmente nos primeiros dias após o nascimento do seu bebê. Caso você tenha algum sintoma agravante como incapacidade de cuidar de si mesma ou do bebê, procure ajuda médica.
Caso esses sintomas permaneçam mais de que 15 dias ou se agravem, será necessário conversar com seu médico sobre uma possível depressão pós-parto.

Lembrete aos Papais!
Seja paciente com sua mulher e esteja proto para ouvi-la. Fale que esse sentimento que ela está sentindo é muito mais normal do que ela imagina durante o pós-parto. Ajude no que for possível para que ela possa se sentir melhor, se for necessário esteja disposto em ouvi-la, enxugar suas lágrimas e ajudá-la nas tarefas da casa. O seu apoio incondicional é fundamental nesse momento.


(Fonte: http://gravidezefilhos.com.br)

É minha gente ter filho não é tão fácil assim, mas a gente tira de letra. 
Precisamos entender que no início é difícil, afinal estamos na fase de conhecimento, o bebê nos conhecendo e vice-versa, não é fácil pra ninguém. Fique atenta aos seus sintomas!
Lembre-se  que toda a ajuda médica e psicológica pode ser necessária e pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de uma mãe que quer a cada dia ser melhor.
Como eu, você também pode ter passado por isso, mas vale lembrar que é só um momento... ou seja, em breve você estará novinha em folha, 200% pronta para curtir seu baby.

Beijos e até a próxima!

Ah, deixe seu recadinho ;)

0 comentários:

Postar um comentário